TRABALHO A PROVA DO CLIMA E DO EMPREGO

Estamos numa corrida contra o tempo para reagir à alteração climática, que deixou ameaças incontroláveis a todos e vai tornar regiões inteiras inabitáveis. Os eventos climáticos extremos com devastação duradoura já estão acabando com empregos e meios de subsistência.

As alterações climáticas não conhecem fronteiras, e a solidariedade também não. É por isso que em 2020 a ITUC está pedindo seu apoio para ajudar a “Nosso Trabalho a Prova do Clima e do Emprego” (#CEPOW).

Este ano sabemos que postos de trabalho e emprego são preocupações sérias para as pessoas, por isso precisamos conversar tanto sobre clima quanto sobre emprego.

Trabalhadores ao redor do mundo vão convidar seus empregadores a compartilhar uma conversa para debater os planos de resiliência e negócios sustentáveis - segurança, empregos, emissões, rumo seguro para o futuro. Essa é a força da liderança que todos nós precisamos.

No dia 24 de junho, participe na maior conversa global sobre nosso futuro: junte-se ao Dia Global de Ação para apoiar o Nosso Trabalho a Prova do Clima e do Emprego

O tempo está se esgotando. Sem uma ação ambiciosa sobre as mudanças climáticas até 2020, atingiremos os pontos de ruptura em matéria de danos irreversíveis ao nosso planeta.

  • Aquecimento global irreversível - O mundo precisa de reduzir as emissões de dióxido de carbono em 45% nos próximos dez anos.
  • Estufa terrestre - Os glaciares estão a recuar em quase todo o mundo - incluindo nos Alpes, Himalaias, Andes, Montanhas Rochosas, Alasca, Nova Zelândia e África.
  • A subida do nível do mar ameaça cidades - O nível global do mar subiu oito polegadas/vinte centímetros no último século.
  • Refugiados e populações deslocadas - Mais de oitenta e três milhões de refugiados climáticos fugiram de um desastre e perderam os seus meios de subsistência.
  • Alterações climáticas e saúde pública - As alterações climáticas têm implicações sanitárias para além das fronteiras nacionais, a OMS estima que haverá mais mortes por doenças sensíveis ao clima (stress térmico, desnutrição, dengue e malária) a partir de 2030.
  • Sondagem Global CSI 2020 - 79% das pessoas pensam que os trabalhadores têm o direito de conhecer as medidas que a sua empresa está a planear para empregos e locais de trabalho resistentes às alterações climáticas.

Vamos trabalhar juntos e projetar um futuro com empregos seguros, economias sustentáveis e um planeta vivo seguro e saudável.

No ano passado, milhares de trabalhadores, sindicatos e organizações ambientais ao redor do mundo se envolveram no primeiro dia de ação a prova do Clima. Desde os trabalhadores da fábrica de Chá e Café no Burundi até os funcionários do Canada Post, todos tinham em comum um objetivo: reduzir a pegada carbónica das atividades do seu empregador. Dê uma olhada nas histórias deles

Você está pronto para prosseguir seu trabalho em prol do Clima et do Emprego? Então siga estes simples passos:

  1. Inscreva-se para receber atualizações sobre o Dia Global de Ação.
  2. Baixe o guia "Nosso Trabalho a Prova do Clima e do Emprego". Obtenha seu pacote de campanha do Dia Global de Ação para todas as informações e ferramentas sobre esta campanha.
  3. Fale-nos sobre seu trabalho. Envie-nos uma foto sua no local de trabalho que pode ser em sua casa, em seu escritório ou fora do trabalho e nos conte o que você faz. Informe-nos se você está preocupado com as mudanças climáticas que afetam o seu trabalho.
  4. Peça para falar com seu empregador, uma empresa local ou alguém do seu governo local ou nacional no dia 24 de junho. Informe-nos se você pedir uma reunião, e nós faremos uma lista de todos os lugares ao redor do mundo que participam do Dia Global de Ação. A sua reunião pode ser presencial ou uma reunião virtual através de uma plataforma online como Skype, Teams, WhatsApp, Zoom.
  5. Conte-nos como foi. Compartilhe uma foto da sua reunião presencial ou virtual e os destaques do que foi discutido.

Está com vontade de fazer mais? Há uma série de maneiras de você se envolver:

  • Espalhe a palavra: envolva seus amigos, colegas, sindicatos no Dia Global de Ação no Trabalho! Coloque um pôster em SUA CASA OU em seu local de trabalho ou publique um gráfico nas mídias sociais.
  • Criador de pôster #CEPOW: Mostre aos outros que você faz parte da conversação global para anunciar o Nosso Trabalho a Prova do Clima e dos Empregos atravès do nosso pôster customizável. 1. Escolha seu idioma; 2. Crie seu próprio pôster - você pode personalizar seu pôster usando até quatro fotos - uma de você mesmo, de seus colegas e amigos que estão agindo com você e com o logotipo do seu sindicato; 3. Compartilhe-o nas mídias sociais com a hashtag #CEPOW.

https://embed-assets.wakelet.com/wakelet-embed.js once per page —>