Acciones de la Confederação Caboverdiana dos Sindicatos Livres

A Confederação Caboverdiana dos Sindicatos Livres, CCSL, tomou boa nota da decisão do Conselho Geral da CSI, que designou o dia 18 de Fevereiro como dia de ação mundial em defesa do Direito de Greve, pelo que a CCSL, irá desenvolver diversas ações para marcar o dia, com jornadas de reflexão, Assembleia e encontros dos dirigentes sindicais em todo o País.

Como é do conhecimento da Sra. Secretaria-geral da CSI, o Governo de Cabo Verde, também se encontra comprometida e aliada com os Governos e Entidades Empregadores dos outros Países, para restringir o Direito de Greve em Cabo Verde, pelo que a CCSL, desde o ano 2012, tem tomado posição pública contra as investidas do Governo de Cabo Verde nessa matéria.

Para ilustrar bem as intentonas do Governo e das Entidades Empregadoras Caboverdiana com respeito do direito a Greve, se propõe a proibição da Greve no quadro das alterações do Código Laboral aos trabalhadores dos Estabelecimentos Prisionais, dos Estivadores de Cabo Verde, dos Trabalhadores das Alfandegas e dos trabalhadores do Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica, conforme o Relatório da Missão da OIT realizada em Cabo Verde em anexo, o que a CCSL, posicionou-se totalmente contra.

Para celebrar o dia 18 de Fevereiro conforme as directrizes do CSI, a CCSL, tem agendado para a segunda semana de Fevereiro de 2015, a reunião do seu Secretariado permanente e do Conselho

Executivo, encontro com todas as Direções dos Sindicatos filiados, encontro com as Entidades públicas e privadas, nomeadamente Sª. Excª.
Sr. Presidente da República, Sr. Primeiro-ministro de Cabo Verde, Sª.
Excª. Ministra da Juventude Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Sr. Presidente da Assembleia Nacional, Sr. Cardeal e Bispo da Igreja Católica, Sr. Reverendíssimo Pastor da Igreja do Nazareno, os Presidentes dos partidos Políticos com assento Parlamentar, os Lideres das Bancadas Parlamentares, entre outras acções, visando a sensibilização dos mesmos contra qualquer iniciativa de proibição do direito de Greve em Cabo Verde.